segunda-feira, 13 de abril de 2009

S.L.Benfica

O Sport Lisboa e Benfica é um dos clubes históricos do futebol mundial. Tem um grande número de associados e adeptos espalhados pelos quatro cantos do mundo. Conquistou quase todos os troféus que há para conquistar. Falta apenas a taça intercontinental e a actual Liga dos Campeões Europeus. É o clube com mais títulos internamente, deixando para trás FC Porto e Sporting a grande distancia. A nível internacional é um clube com frequência assídua nas competições europeias, tanto na Taça UEFA , como na Liga dos Campeões. Conquistou 2 Taças dos Campeões, competição anterior à agora designada Liga dos Campeões. Foram os troféus que colocaram o Benfica na cena futebolística mundial, para alem de ter tido no plantel um dos melhores jogadores do mundo de todos os tempos. Eusébio da Silva Ferreira de seu nome , ou melhor o Pantera Negra como ficou conhecido.
Hoje o Benfica é um clube sem alma, sem brilho. O Inferno da Luz , como era conhecido o Estádio da Luz, é um inferno não para os adversários ,mas sim para os próprios jogadores. Os adeptos exigem demais num curto espaço de tempo. É normal , o Benfica nunca foi um clube habituado a perder, mas sempre a ganhar. Num curto espaço de tempo, por assim dizer, os dirigentes aniquilaram a chamada "mística" do clube. Mudança de treinadores frequentemente sem dar tempo para construir uma equipa à Benfica, contratações de jogadores de qualidade duvidosa, má gestão e principalmente a qualidade das declarações e actos dos dirigentes do clube. Houve quem quis ganhar dinheiro à custa do Benfica e por ai adiante ....até aparecer mais vezes na TV e nos jornais.
O Benfica precisa de homens com pulso para voltar a por este clube no topo. Precisa de alguém que de a cara pelos problemas, que não use o Benfica para se auto valorizar . Este clube é o que mais vende. Um jogador a, b ou c constipou se. É logo capa de jornais , principalmente dos desportivos. A direcção precisa de guardar segredo sobre a vida interna do clube .. Como é possível que antes da concretização de um negócio( por exemplo a contratação de um jogador) toda a comunicação social já o sabe. Fugas de informação com certeza, mas não só, há quem alimente esse tipo de política. E toda a gente sabe que o segredo é a alma do negócio, seja em que área for.
Há quem diga que os clubes portugueses estão condenados ao fracasso no que diz respeito a lutar taco a taco com os poderosos clubes europeus. Algo de errado. Não temos as condições financeiras para contratar jogadores de nome , isso é certo. Mas não serve de desculpa. O Benfica antes também não tinha ou nunca teve , mas sempre jogou de igual para igual com os grandes da Europa. Ou o exemplo do FC Porto. Ainda há pouco tempo ganhou a Taça UEFA e no ano seguinte sagrou se Campeão da Europa. Também não tem orçamentos astronómicos. Tem é postura, espírito de união e qualidade de trabalho. Porque em questão de qualidade de plantel , ressalvando algumas épocas de excepção, não tinha melhor plantel que a concorrência.
Em tempo de crise, contratar jogadores caros não é possível. Contratar jogadores de nome e em final de carreira...o Benfica também não precisa. É preciso apostar em jogadores jovens com qualidade de preferência portugueses... se forem oriundos da formação melhor ainda. A formação tem que ter o papel preponderante na construção de uma equipa competitiva sénior. E isso no Benfica é inexistente. Não há dinheiro , há outras formas de criar condições para voltar a vermos um Benfica á Benfica.
Quantos anos já não vão? A mística , de que tanto se fala e ninguém faz nada por ela, não morreu. Esta se a desmoronar aos poucos até que todos se juntem e ponham mãos à obra. Quem aprendeu a gostar deste clube desde pequeno foi por aquilo que sempre foi e não o que tem sido. Difícil mas nada é impossível, mais do que acreditar, fazer. E exemplos não faltam.

2 comentários:

Anónimo disse...

Depois de te ler (porque tb somos aquilo que escrevemos!), Rodrigo, deixa-me assinalar aquilo que salta À vista:
- a riqueza discursiva;
- a coerência/coesão textual;
- a propriedade lexical;
- a objectividade e clareza de ideias.
Esperando por mais um bocadinho de ti...
Ita

Rodrigo disse...

Bem... fiquei sem saber a que te referias ao "por mais um bocadinho de ti ..."
No entanto , és sempre bem vinda aqui .